Eleições no Irã tem mais de 60% de participação

ROMA, 27 FEV (ANSA) - As históricas eleições no Irã, as primeiras após o acordo nuclear assinado entre o país e os líderes ocidentais, registraram 60% de participação dos iranianos e precisaram ter as urnas abertas até à noite de sexta-feira (27) para que todos os eleitores pudessem votar. Ao todo, 33 milhões de pessoas aptas ao pleito (das 55 milhões) foram às urnas.   

Segundo os dados iniciais divulgados pelo Ministério do Interior através da "Press TV", dos 1.506.806 votos já contabilizados apontam que o "ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani e o atual presidente Hassan Rohani estão liderando com 692.248 e 652.792 votos respectivamente".   

Os dois líderes pertencem aos reformistas-moderados e são opositores dos conservadores e estão liderando a lista dos candidatos religiosos para a Assembleia dos Especialistas, que tem a missão de nomear o novo guia supremo do país. Atualmente, Ali Khamenei é o responsável pelo posto, que ele só deixará em caso de morte ou de renúncia.   

Segundo a agência conservadora Fars, no entanto, os conservadores teriam já conquistado 94 assentos dos 290 disponíveis no Parlamento (Majlis) enquanto outros 50 teriam ficado com os reformistas e 15 com os independentes. Os dados oficiais do pleito devem ser anunciados nesta noite, mas ainda não indicarão se um novo presidente for eleito, informou ainda o Ministério do Interior.   

Ao todo, 4.844 candidatos estavam na disputa e, entre eles, havia 450 mulheres, para preencher 290 cadeiras do Parlamento com um mandato de quatro anos. A Assembleia de Especialistas, por sua vez, é composta por 88 figuras religiosas, sendo que 163 homens concorrem às vagas, cujo mandato é de oito anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos