Após 340 dias no Espaço,astronauta Scott Kelly volta à Terra

ROMA, 02 MAR (ANSA) - Chegou ao fim com sucesso nesta terça-feira (02) a mais longa expedição de um astronauta no espaço. O norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko aterrissaram a bordo da nave Soyuz no Cazaquistão, após passarem 340 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).   

Além deles, o também russo Sergey Volkov voltou à Terra.   

Com isso, chegou ao fim a missão dos "gêmeos espaciais", feita com Kelly, que tinha o objetivo de analisar quais os efeitos no organismo de passar um longo tempo no Espaço. O norte-americano tem um irmão gêmeo, que também foi monitorado durante o tempo de expedição.   

"A missão de Kelly nos ajudou a dar passos adiante na exploração espacial e a levar os Estados Unidos para Marte. Scott se tornou o primeiro norte-americano a ter passado um ano no Espaço e, desta maneira, ajudou a dar um passo gigantesco para por os pés no Planeta Vermelho", disse um dos diretores da Nasa, Charles Bolden.   

Segundo ele, foram mais de 400 testes praticados tanto pelos irmãos Kelly como por Kornienko para que fosse possível estudar como o homem responde à falta de peso, isolamento, radiação e estresse durante uma longa permanência em órbita.   

Os dois astronautas chegaram à ISS em 28 de março de 2015 e realizaram experimentos e caminhadas espaciais. Essa não foi a primeira vez que ambos foram enviados ao Espaço sendo que Kelly acumula 520 dias de permanência entre as estrelas e Kornienko tem 516 dias na ISS.   

Agora, permanecem na Estação Espacial o norte-americano Tim Kopra, o britânico Tim Peake e o russo Yuri Malenchenko - que ficam até o dia 18 de março. Para a data, está prevista a chegada do norte-americano Jeff Williams e dos russos Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos