Papa muda protocolo para receber cônjuges irregulares

CIDADE DO VATICANO, 3 MAR (ANSA) - A pedido do papa Francisco, o Vaticano fez uma mudança histórica em seu protocolo para reuniões com chefes de Estado e de Governo com matrimônios irregulares ou não-reconhecidos pela Igreja Católica. Pelo protocolo antigo, os cônjuges que não eram oficialmente casados deveriam esperar em uma outra sala durante as audiências dos chefes de Estado com o Papa, que somente depois das reuniões o cumprimentavam.   

Agora, com a mudança, os cônjuges poderão participar de toda a audiência e permanecer na mesma sala que o Papa, além de aparecem na foto oficial. Fontes da Secretaria de Estado vaticana confirmaram que a mudança já entrou em vigor e será válida para todos os encontros do Papa com líderes políticos em exercício. O primeiro a experimentar o novo protocolo foi o presidente do país natal de Francisco, o argentino Mauricio Macri, recebido no Vaticano no último sábado (27). O mandatário tem uma união estável apenas no regime civil com Juliana Awada, sua terceira esposa.   

Pela primeira vez na história, o Vaticano deixou que um casal sem matrimônio perante a Igreja Católica se reunisse na mesma sala com o Papa em uma audiência oficial. A mudança foi causada por um episódio ocorrido há mais de dois anos, quando Francisco se reuniu com um líder latino-americano casado apenas no civil. No último dia 17 de fevereiro, ao voltar de sua viagem ao México, Francisco disse a jornalistas que "a palavra-chave do Sínodo para a Família era integração". "Integrar na vida da Igreja as famílias feridas, as famílias de divorciados". A mudança no protocolo do Vaticano é um passo pequeno nessa direção. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos