Republicanos garantem apoio a Trump se ele for nomeado

WASHINGTON, 04 MAR (ANSA) - Favorito para disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos pelo Partido Republicano, o pré-candidato Donald Trump recebeu de todos os seus adversários a garantia de que será apoiado caso se torne o escolhido da legenda conservadora.   

Em um debate promovido pela "Fox News" na última quinta-feira (3), os participantes foram perguntados se defenderiam a campanha do magnata caso ele vencesse as primárias republicanas.   

Os senadores Marco Rubio e Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, foram unânimes em dizer que sim.   

"Eu dei minha palavra que o faria", declarou Cruz, que é representante do movimento ultraconservador Tea Party e disputa com Rubio o papel de principal antagonista do bilionário. Já o senador pela Flórida, favorito do establishment, respondeu que apoiará o indicado republicano por causa dos dois postulantes democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders.   

"Um deles é socialista [Sanders], e a América não quer ser um país socialista. Se você quer ser, então mude para um país socialista. A outra está sob investigação do FBI", declarou, fazendo referência ao uso de um servidor privado para enviar mensagens oficiais por parte da ex-secretária de Estado.   

Por outro lado, Trump também garantiu que apoiará outro candidato caso ele não conquiste a indicação do partido, ainda que seus adversários "não mereçam". Neste sábado (5), os republicanos voltam às urnas para os caucuses de Kansas, Kentucky e Maine e a primária da Louisiana. O magnata é o favorito para vencer em todos os estados.   

Cada vez mais perto da nomeação, Trump enfrenta resistência de quase todos os líderes do partido, embora alguns já tenham começado a defendê-lo, como o governador de Nova Jersey, Chris Christie. No entanto, alguns republicanos já cogitam até apoiar uma candidatura independente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos