Fifa aprova uso de replays em lances duvidosos

ROMA, 05 MAR (ANSA) - A International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta as regras do futebol, autorizou neste sábado (5) o uso da tecnologia durante as partidas para ajudar os árbitros em algumas decisões.   


A histórica mudança começará a ser testada já neste ano, em uma das partidas mais importantes da temporada, a final da Liga dos Campeões da Europa, que será disputada no San Siro, em Milão. Os juízes contarão com câmeras para auxiliá-los com replays em lances difíceis e decisivos, como pênaltis, validade de gols ou cartões vermelhos.   


O acompanhamento dos vídeos será responsabilidade de um árbitro assistente, que alertará o juiz sobre alguma jogada duvidosa. No entanto, este último também poderá pedir a ajuda do vídeo para esclarecer lances sobre os quais tiver dúvidas.   


"É uma decisão histórica para o futebol. Estamos ainda discutindo, mas neste ponto não podemos mais parar o debate.   


Demonstramos que estamos escutando os torcedores e os jogadores", declarou o recém-eleito presidente da Fifa, Gianni Infantino.   


Na Copa do Mundo de 2014, a entidade já havia testado uma tecnologia que avaliava se a bola tinha ou não cruzado a linha do gol, mais ou menos como funciona no tênis. Regras - A International Board também promoveu algumas mudanças nas regras do futebol, como naquela que dizia que os jogadores eram obrigados a dar a saída de bola para frente no apito inicial. A partir de agora, eles poderão tocar para qualquer lado.   


Além disso, um atleta que sofrer falta de um adversário punido com a expulsão poderá ser atendido em campo para não deixar seu time com o mesmo número de jogadores do rival. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos