Papa recebe delegação valdense pela 1ª vez

CIDADE DO VATICANO, 05 MAR (ANSA) - Pela primeira vez na história, o papa Francisco recebeu no Vaticano uma delegação da União das Igrejas Metodistas e Valdenses, de orientação protestante.   

O encontro ocorreu na manhã deste sábado (5) e foi uma retribuição à visita do Pontífice ao Templo Valdense de Turim, em junho passado, quando ele pedira perdão em nome da Igreja Católica pelos séculos de perseguições contra os fiéis dessa denominação cristã.   

"Foi um encontro marcado pela fraternidade e pela autenticidade, no estilo com o qual o papa Francisco nos acostumou", declarou Eugenio Bernardini, moderador da Tavola Valdese, principal órgão executivo das Igrejas Metodistas e Valdenses.   

A doutrina desse grupo evangélico foi fundada no século 12 pelo comerciante francês Pedro Valdo, que defendia o direito de cada fiel ter a Bíblia em seu próprio idioma, rejeitava a autoridade do Papa e criticava o culto a imagens. Por conta disso, seus integrantes foram excomungados pela Igreja Católica e aderiram à Reforma Protestante. Concentrada na região italiana do Piemonte, essa confissão cristã só ganhou liberdade de culto em meados do século 19.   

Em sua visita de junho passado a Turim, Francisco também havia sido o primeiro Pontífice a entrar em um templo valdense. Desde que ascendeu ao trono de Pedro, Jorge Bergoglio tem reiterado a importância da unidade entre os cristãos, principalmente por conta das perseguições no Oriente Médio e na África por parte do jihadismo islâmico.   

Em outubro, o Papa viajará à Suécia para as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana. Além disso, no mês passado, realizou um encontro histórico com o patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Cirilo, em Cuba. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos