Acusado de fraude, Conte pede 'rito abreviado' em processo

CREMONA, 07 MAR (ANSA) - O técnico da seleção italiana de futebol, Antonio Conte, entrou com um pedido de "rito abreviado" no processo que investiga uma suposta fraude cometida por ele durante partidas manipuladas do Campeonato Italiano, informou a Justiça nesta segunda-feira (07).   


O pedido foi formalizado por um dos advogados de Conte, Leonardo Camarata. Segundo os magistrados, a solicitação será julgada pelo juiz de audiência preliminar de Cremona, Pierpaolo Beluzzi, nesta terça-feira (08).   


O rito abreviado é um pedido para acelerar o processo, onde o acusado abre mão de apresentar suas testemunhas de defesa e todas as suas provas. No meio jurídico, é visto como uma possível admissão de culpa, já que o acusado não opta por se defender e apenas a acusação é ouvida. Caso seja aceito, o rito ainda diminui a pena final em um terço.   


Nas audiências ocorridas até o momento, os advogados de Conte explicaram que o treinador "queria acelerar o processo, demonstrando sua total estranheza aos fatos". Para eles, o pedido é justificado porque as provas já estão anexadas ao processo. Além do treinador, seu ex-assistente Angelo Alessio entrou com o mesmo pedido.   


Segundo rumores, o pedido de abreviação do processo também pode ter valor de mercado. Isso porque o italiano estaria sendo cotado para treinar o Chelsea, na Inglaterra, no meio do ano - deixando seu posto na Azzurra.   


Conte foi indiciado no dia 7 de julho do ano passado pela Procuradoria de Cremona. Além do técnico, outras 103 pessoas foram indiciadas por diversos crimes ligados ao escândalo de manipulação de resultados de 60 partidas do Campeonato Italiano em várias divisões.   


A acusação dos procuradores contra o treinador da seleção refere-se ao jogo entre AlbinoLeffe e Siena, no dia 29 de maio de 2011, quando Conte era treinador do time toscano, que teria sido manipulado pela equipe técnica ligada a Conte. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos