Em 30 anos, exportação de vinhos italianos cresce 575%

ROMA, 7 MAR (ANSA) - Após uma crise violenta no setor, há 30 anos, os vinhos italianos são os mais exportados do mundo, ultrapassando até os franceses. O resultado pode ser comprovado, por exemplo, pelo recorde de exportação do produto do país em 2015, que chegou aos 5,4 bilhões de euros.   


Além disso, desde que o escândalo onde uma vinícola italiana adulterou seus vinhos com uma quantidade muita elevada de metanol, matando 23 pessoas, aconteceu, há 30 anos, o ramo teve um crescimento de 575% nas exportações.   


Com esses números bem positivos, pode-se chegar à conclusão de que a excelência do Made in Italy fez com que uma em cada cinco garrafas de vinho exportadas no mundo fosse da Itália. As informações são da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti) e da Fondazione Symbola.   


"Naqueles anos, parecia que o vinho estava morto. Hoje, ao contrário, estamos vivendo uma história de sucesso. Ou seja, eu digo isso para todos os setores que estão em crise: a parábola do vinho ensina que é possível ressurgir com inovações, reorganização e trabalho de equipe", afirma o ministro das Políticas Agrícolas da Itália, Maurizio Martina. E entre as bebidas mais amadas internacionalmente e que obtiveram a melhor performance do exterior está o Prosecco, concorrente direto do espumante e do champanhe francês. "Agora, o nosso novo desafio é o de reforçar e defender as posições conquistadas combatendo a concorrência desleal dos produtos internacionais. As imitações dos nossos vinhos e licores mais prestigiados causam perdas estimadas em mais de 1 bilhão de euros nos mercados internacionais", explicou o presidente da Coldiretti, Roberto Moncalvo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos