EUA recebe premier do Canadá em primeira visita em 20 anos

SÃO PAULO, 9 MAR (ANSA) - Pela primeira vez em quase 20 anos, os Estados Unidos receberão a visita oficial de um chefe de Estado do Canadá, seu vizinho geográfico e com o qual mantém um intenso comércio bilateral. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, iniciará amanhã (9) uma agenda de compromissos nos EUA, que inclui um encontro com o presidente Barack Obama. A expectativa é que a dupla faça o anúncio de uma série de medidas contra as mudanças climáticas na América do Norte, com especial atenção ao Ártico, e de cooperação econômica.   

Apesar da amizade histórica entre os dois países, a última vez que um líder canadense foi recebido na Casa Branca remete a 8 de abril de 1997, quando Bill Clinton se reuniu com Jean Chrétien. A convite de Obama, a reunião com Trudeau ocorre cinco meses depois que o líder do Partido Liberal venceu de forma inesperada as eleições gerais canadenses. Com seu antecessor, o conservador Stephen Harper, Obama enfrentava algumas resistências, mas agora Trudeau parece ser um aliado do governo norte-americano em temas-chave para Obama, como as mudanças climáticas. Para celebrar a relação diplomática, será oferecido um jantar de Estado na Casa Branca - o que só ocorreu nove vezes nos dois mandatos de Obama.   

Trudeau, que viaja a Washington acompanhado por cinco ministros (Relações Exteriores, Comércio Internacional, Meio Ambiente, Defesa e Pesca) quer um novo acordo com Washington para as exportações de madeira aos EUA, já que o último expirou em outubro.   

A imprensa canadense está divulgando o encontro como um marco na diplomacia do país. "O Canadá volta ao sol, sai da escuridão em Washington", escreveu o "The Toronto Star". Já o jornal "Toronto Sun" ressaltou que a "Trudeaumania", que fez do premier uma celebridade na imprensa, pode ajudar o Canadá a recuperar seu prestígio internacional. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos