MP denuncia Lula por supostamente ocultar triplex

SÃO PAULO, 9 MAR (ANSA) - O Ministério Público de São Paulo protocolou nesta quarta-feira (9) uma denúncia na Justiça contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.   


Lula estava sendo investigado desde agosto do ano passado devido à sua suposta relação com dois imóveis que teriam sido pagos e reformados por construtoras investigadas na Operação Lava Jato.   


Um dos imóveis é um triplex no Guarujá.   


De acordo com o MP, o petista cometeu os crimes ao supostamente ocultar a propriedade do imóvel no Guarujá, reformado pela OAS.   


O triplex fica no Condomínio Solaris e estava registrado no nome da empreiteira, que realizou uma reforma no apartamento ao custo de R$ 777 mil entre abril e setembro de 2014. A acusação tem como base uma investigação conduzida pelos promotores Cássio Conserino, Fernando Henrique Araújo e José Carlos Blat. Eles dizem ter indícios de que houve tentativa de esconder a identidade do verdadeiro dono do triplex, o que caracteriza crime de lavagem de dinheiro. O imóvel nunca apareceu nas declarações de patrimônio de Lula e sua família. Se a denúncia for aceita pela Justiça, Lula passa a ser réu na ação. O MP preferiu manter o caso em sigilo e convocou para esta quinta-feira (10) uma coletiva de imprensa para explicar a denúncia.   


Na última sexta-feira (4), Lula foi levado sob um mandado coercitivo para prestar depoimento em uma representação da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. A ação dos agentes gerou repercussão nacional, com militantes do PT protestando na rua e entrando em choque com opositores, e internacional, com a notícia do depoimento de Lula na capa dos principais jornais do exterior. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos