Por 'Caso Blatter', polícia faz buscas na Federação Francesa

PARIS, 09 MAR (ANSA) - A polícia da França fez uma busca por documentos na sede da Federação Francesa de Futebol nesta quarta-feira (09) para tentar encontrar arquivos que comprovem a transferência bancária feita pelo ex-presidente da Fifa Joseph Blatter ao então líder da Uefa, Michel Platini.   

Segundo a Justiça da Suíça, que foi quem fez a solicitação às autoridades francesas, o objetivo ainda é comprovar que o dinheiro não foi usado em nenhum programa da entidade. Ainda de acordo com a nota, as investigações querem checar o que aconteceu com os dois milhões de euros pagos por Blatter a Platini, que causaram a suspensão de ambos por seis anos do futebol mundial.   

Desde que o caso foi revelado, os dois alegaram que o dinheiro quitava uma dívida do suíço com o francês referente a serviços feitos por Platini à Fifa entre os anos de 1998 e 2002. O problema é que o pagamento foi feito em 2011, cerca de dois meses antes da escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.   

O Comitê de Ética da entidade considerou, em dezembro do ano passado, que o pagamento infringia cinco artigos do Código de Ética: sobre conduta dentro do órgão, lealdade ao cargo, conflito de interesses, recebimento de benefícios e presentes e suborno e corrupção. No dia 24 de fevereiro deste ano, em uma revisão no Comitê de Apelações, o último item foi considerado inválido e a pena inicial de oito anos de suspensão foi reduzida para seis.   

Platini entrou com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para tentar reverter a decisão e diminuir sua pena para seis meses. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos