Bogotá e Farc querem nova data para assinatura de acordo

HAVANA, 11 MAR (ANSA) - O governo de Bogotá e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) descartaram a assinatura de um acordo de paz definitivo até o dia 23, como foi anunciado em setembro, e defenderam que seja estipulada uma nova data.   

O presidente Juan Manuel Santos declarou que, "depois de tanto esforço, depois de tanto tempo, se não alcançarmos em 23 de março um bom acordo, peço que determinemos outra data, porque não vou cumprir um prazo com um mau acordo".   

Em declaração divulgada em Havana, onde acontecem as negociações desde 2012, um dos representantes das Farc, Joaquín Gómez, explicou que "estamos de acordo com o que disse o presidente de que não existem condições para [a assinatura] dia 23".   

"Nossa intenção continua sendo a de assinar o quanto antes um acordo final", acrescentou, destacando que isso demanda "um calendário prudente e realista".   

Entre os pontos ainda em discussão estão os termos e a estrutura para a implementação do acordo de paz na Colômbia. Histórico - O governo de Bogotá e as Farc anunciaram no final do ano passado um acordo sobre a espinhosa questão das consequências judiciais do conflito, o que abriu caminho para colocar um fim definitivo ao caso. A questão do modelo de justiça que será aplicado para garantir os direitos das vítimas do conflito era um dos principais entraves das negociações de paz entre os dois lados, que acontecem em Havana, capital de Cuba, desde o final de 2012. Desde que as Farc foram criadas, no começo dos anos 1960, estima-se que o conflito com Bogotá tenha deixado mais de 220 mil mortos, quase 50 mil desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos