Em teste para Merkel, Alemanha realiza eleições em 3 estados

SÃO PAULO, 12 MAR (ANSA) - Neste domingo (13), três estados da Alemanha realizarão eleições e colocarão à prova a política imposta pela chanceler Angela Merkel e seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU). Baden-Württemberg, Renânia-Palatinado e Alta Saxônia reúnem cerca de 17 milhões dos 81 milhões de habitantes alemães.   

Especialistas apontam que o apoio à tradicional sigla deve diminuir e ser em parte transferido para a extrema-direita. Isso porque, desde o ano passado, Merkel adotou uma política mais aberta na questão da crise de refugiados, prometendo dar refúgio a até um milhão de pessoas.   

O movimento influenciou ainda mais os deslocados que chegam à União Europeia a tentar alcançar o território alemão e a medida é extremamente criticada por ultradireitistas. Apesar das críticas internas, a medida fez com que a chanceler fosse indicada a personalidade do ano de 2015 pela conceituada revista "Time".   

Segundo pesquisa divulgada pela "RTL", a CDU deve perder a disputa em Bade-Vurtemberga para a coligação Aliança90/Os Verdes e vencer na Alta Saxônia. Na Renânia, o quadro está empatado entre CDU e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD).   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos