Extrema-direita avança em eleições estaduais na Alemanha

ROMA, 13 MAR (ANSA) - Os primeiros resultados das eleições em três estados da Alemanha deste domingo (13) mostraram que os partidos de extrema-direita e contra a União Europeia aumentaram consideravelmente sua força dentro do país.   

As vitórias nas regiões ocorreram dentro do esperado, com a Aliança90/Os Verdes vencendo em Baden-Württemberg (31%), o Partido Social-Democrata (SPD) ganhando na Renânia (37,5%) e a União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, levando o governo da Alta Saxônia (30,2%). A CDU conseguiu ficar em segundo lugar nos outros dois estados.   

Segundo os primeiros dados, o partido de direitaAlternativa para a Alemanha (AFD) - que é eurocético e contra a política de imigração alemã - conquistou 14,1% em Baden-Württemberg, 10,2% na Renânia e 21,8% na Alta Saxônia. Ou seja, terá forte representação parlamentar nos três estados, algo inédito em sua história.   

O resultado é considerado muito ruim para Merkel. Segundo analistas, a líder do governo alemão terá que lidar, cada vez mais, com o descontentamento sobre sua política de "portas abertas" aos imigrantes, considerado um "ato arriscado". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos