Entre líderes europeus,premier italiano é o 'rei' do Twitter

ROMA, 14 MAR (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, é o "rei" do Twitter entre os principais líderes europeus, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira (14) pela "Doing". Segundo o cálculo, o italiano é o que mais tem seguidores na rede social, o que teve o maior crescimento no número de seguidores em 2015 (+ 651.818) e o que mais responde às perguntas enviadas pelos "followers".   

Já a chanceler alemã Angela Merkel é a mais curtida por pessoas do mundo todo no Facebook. A líder não tem conta no Twitter, mas apresenta mais de 1,89 milhão de "likes" em sua página oficial e registrou o maior crescimento entre os principais líderes da Europa. O estudo também analisou a interação dos políticos com seus seguidores e os dados mostraram que o único que tem contas em mais de um idioma é o grego Alexis Tsipras, que também é o que mais "envolve" seus seguidores e o que tem o maior índice proporcional entre fãs e respostas em suas postagens.   

O presidente da França, François Hollande, foi considerado o mais institucional, já que opta por postagens mais em textos do que usando recursos multimídia. O "Doing" ainda ressaltou que ele ganhou mais de 100 mil seguidores após os atentados terroristas ocorridos em novembro.   

Na análise, o premier britânico, David Cameron, é o mais "internacional", já que é o político que mais recebe comentários e questionamentos de várias partes do mundo.   

O espanhol Mariano Rajoy ganhou o título de mais "tuiteiro". Em 2015, ele escreveu sozinho mais vezes no Twitter do que todos os outros políticos europeus juntos.   

- Números nas redes sociais: Merkel não tem conta no Twitter, enquanto Renzi tem mais de 2,29 milhões de seguidores. Na sequência dos mais seguidos, vem Hollande com 1,52 milhão, Cameron com 1,39 milhão, Rajoy tem 1,16 milhão e Tsipras tem 355 mil na conta grega e 259 mil na "conta em inglês".   

Já no Facebook, a alemã tem 1,89 milhão de curtidas contra pouco mais de 1 milhão de likes de Cameron. Já o premier italiano tem 860,1 mil curtidas, Hollande tem 841 mil, Tsipras tem 451,6 mil na página grega e 37,4 mil na página em inglês e Rajoy tem 193,6 mil. Além das contas nessas duas redes sociais, os líderes também postam fotos na rede Instagram - seja por contas pessoais ou de governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos