Pizza como Patrimônio da Unesco bate 1 milhão de assinaturas

NÁPOLES, 12 MAR (ANSA) - O sonho de milhares de italianos de ver a arte dos pizzaiolos napolitanos se tornar um Patrimônio da Humanidade da Unesco está cada vez mais próximo de ser realizado. O motivo é que as assinaturas a favor dessa candidata já superam 1 milhão.   


O anúncio foi feito pelo presidente da Fondazione UniVerde e promotor da iniciativa, Alfonso Pecoraro Scanio. "Já temos 1,38 milhão de assinaturas, com as 150 mil conseguidas no Japão, as 30 mil da [expo voltada para pizza] Molino Caputo em Las Vegas, outras 30 mil recolhidas pela Rossopomodoro e mais 80 mil conseguidas pela Coldiretti", afirmou Scanio.   


Nesta segunda-feira, dia 14, todas as assinaturas serão levadas para Paris, onde está acontecendo o campeonato francês de pizzaiolos, o "Parizza".   


Na ocasião, também será apresentada a arte dos pizzaiolos napolitanos na sede mundial da Unesco "junto com a nossa embaixadora Vicenza Lomonaco, com o presidente nacional de Coldiretti, Roberto Moncalvo, com o presidente da APN [Associazione Pizzaiuoli Napolitani], Sergio Miccù e com o chefe Salvatore Cuomo, que chegará de Tóquio com as assinaturas da Ásia", explica o italiano.   


O novo objetivo será o de alcançar os 1,5 milhão de nomes até a próxima edição do Pizza Village, evento sobre o alimento que acontecerá em Nápoles em setembro deste ano.   


"A campanha continuará em todo o mundo na plataforma change.org e com iniciativas para unir os 200 países membros da Unesco e reforçar, também na Itália, o apoio a esta ação tão importante para as nossas tradições culturais e do Made in Italy. Este resultado foi alcançado graças a todos os apoiadores da petição #pizzaUnesco na Itália e no mundo", concluiu Scanio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos