Hillary e Trump obtêm vitórias maiúsculas na Flórida

SÃO PAULO, 15 MAR (ANSA) - A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump deram nesta "Super Terça" um grande passo para conquistarem a nomeação de seus partidos e disputarem a Casa Branco em novembro.   

Tanto a ex-primeira-dama quanto o magnata obtiveram vitórias contundentes no principal estado em disputa nesta terça-feira (15), a Flórida. Clinton alcançou 65% dos votos, superando com larga vantagem o seu rival, o senador por Vermont Bernie Sanders, com 33% - os números são provisórios, já que a apuração ainda não terminou. Com isso, a ex-secretária de Estado ganhará a maior parte dos 214 delegados da Flórida e ampliará ainda mais sua distância para o socialista.   

Já Trump teve 46% da preferência, superando o senador Marco Rubio, que, com 27%, não conseguiu um bom resultado em seu próprio estado e suspendeu sua campanha. De origem cubana, ele chegou a ser o preferido do establishment conservador após a retirada de Jeb Bush, mas não foi capaz de se contrapor ao discurso agressivo do bilionário.   

"Eu quero parabenizar Donald Trump por sua grande vitória.   

Trabalhamos o mais duro que poderíamos. América está no meio de uma tempestade política, e nós deveríamos ter previsto isso", declarou Rubio, que responsabilizou as lideranças do Partido Republicano pelo momento de divisão vivido pela legenda atualmente.   

Em seu discurso, o senador ainda pediu para seus apoiadores não cederem ao medo encampado por Donald Trump. Em terceiro lugar no estado ficou o também senador Ted Cruz, com 17%, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich.   

Com a vitória, o magnata conquistou todos os 99 delegados republicanos da Flórida, que, assim como Ohio, Illinois e Missouri, funciona no sistema "winner-takes-all" ("o vencedor leva tudo"). No lado democrata, todas as prévias desta terça adotam o método proporcional, ou seja, os delegados são distribuídos de acordo com o percentual obtido pelos pré-candidatos em cada distrito. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos