Obama deve nomear juiz 'moderado' para Suprema Corte

NOVA YORK, 16 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá anunciar nesta quarta-feira (16) quem é seu candidato para substituir o falecido juiz Antonin Scalia na Suprema Corte do país.   

Segundo o jornal "Wall Street Journal" e a "CNN", o escolhido é Merrick Garland, um juiz considerado "moderado" pela Casa Branca e que pode ter uma boa receptividade entre os republicanos. Mais cedo, Obama afirmou que "tomou a decisão" e que anunciará "hoje a pessoa que acredito que está eminentemente qualificada para fazer parte da Suprema Corte".   

Garland, 63 anos, foi nomeado pelo ex-presidente Bill Clinton para a Corte de Apelações do Distrito de Columbia , posto que está ocupando desde 1995. Nascido em Chicago, o juiz estudou fez todos os seus estudos em Harvard - onde também já atuou como professor.   

A escolha pode permitir que os republicanos optem por aprovar o nome de Garland. Isso porque os próprios políticos já avisaram que votariam o candidato apenas no ano que vem, sob o governo de um novo presidente.   

A Suprema Corte é formada por oito juízes, que são divididos entre quatro "liberais" e quatro "conservadores". Scalia, que faleceu em fevereiro deste ano, era considerado ultraconservador. Por ser democrata, a tendência de Obama é optar por um candidato mais liberal, desequilibrando as forças no Supremo após décadas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos