Obama indica juiz Merrick Garland para a Suprema Corte

WASHINGTON, 16 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o nome do juiz Merrick Garland como seu candidato para o posto deixado por Antonin Scalia na Suprema Corte do país.   

"Os homens e mulheres que sentam na Suprema Corte são os árbitros finais da lei dos Estados Unidos. Eles precisam proteger nossos direitos e garantem que o nosso é um sistema de leis e não de homens. Essa não é uma responsabilidade que eu tomei facilmente porque é uma decisão que me obriga a deixar de lado a conveniência do curto prazo ou políticas estreitas", disse Obama em seu discurso.   

Classificando o processo de escolha como "exaustivo", o mandatário destacou que a escolha de Garland também se deve ao fato dele "ter deixado um caminho confortável e lucrativo do direito para retornar ao serviço público".   

Através de seu Twitter, a Casa Branca afirmou que o juiz de 63 anos é o que tem "mais experiência" a ser indicado para o posto na história. Ele ainda liderou "grandes casos" na Justiça do país.   

Agora, Garland precisará passar pela aprovação do Senado - que não está disposto a escolher o substituto neste ano. Se escolhido, apesar de ter perfil moderado, será a primeira vez em décadas que a Corte Suprema não ficará com quatro juízes "conservadores" e quatro juízes "liberais". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos