Obras roubadas em museu de Verona continuam desaparecidas

VERONA, 16 MAR (ANSA) - No dia 19 de novembro do ano passado três homens armados e com os rostos cobertos roubaram 17 prestigiosas obras de arte do museu de Castelvecchio de Verona, na Itália. Até o momento, o caso ainda não foi totalmente solucionado e nem as obras foram recuperadas devido à "invisibilidade" das pessoas ligadas ao crime. Nesta quarta-feira, dia 16, o roubo foi relembrado em uma coletiva de imprensa conjunta dos investigadores envolvidos que esclareceram em que ponto está a operação de recuperação dos quadros e da prisão dos assaltantes.   


Já foram realizadas 12 prisões, sete delas na Itália e as outras cinco na Moldávia, onde acredita-se que estão localizadas as pinturas e de onde é grande parte dos criminosos.   


Na Itália, entre os presos estão Francesco Silvestri, o guarda que estava vigiando o museu na noite do roubo e que havia dito anteriormente que tinha sido usado como "escudo" pelos bandidos, seu irmão gêmeo, Pasquale, e sua mulher, Svetlana Pkachuck, que estava ligada com a parte moldava da quadrilha.   


"Estamos ainda procurando e não ficarei feliz até que os quadros estiverem expostos novamente no museu", afirmou o chefe da polícia móvel de Verona, Roberto Di Benedetto, relembrando as telas de Tintoretto, Rubens, Pisanello e Bellini que continuam desaparecidas. Já o coronel do Núcleo Especial da Polícia Italiana, Antonio Coppola, disse que foi difícil encontrar "o invisível", já que os membros da quadrilha se movimentavam pelos países "com mais de uma identidade".   


Para ajudar a encontrá-los, mais de 4 mil horas de vídeo de câmeras de segurança foram analisadas e 7 mil ligações foram controladas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos