Nos 100 dias de governo, Macri celebra abertura da Argentina

SÃO PAULO, 21 MAR (ANSA) - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, completou 100 dias de governo neste domingo (20) e afirmou que conseguiu tirar o país do "isolamento" mundial.   

"Durante a campanha, nós dissemos que queríamos começar uma nova época em nossa relação com o mundo, dialogar com todos os países e encontrar pontos em comum que nos ajudem a nos desenvolver.   

Nestes primeiros 100 dias, visitaram o país o presidente da França, François Hollande, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e nos próximos dias, nos visitará Barack Obama", postou em sua conta no Facebook.   

Para celebrar a data, a Presidência também veiculou comerciais que lembravam os principais atos de Macri à frente do governo, como o fim das restrições cambiais e o impulso à exportação.   

Porém, apesar dessa "abertura" após 12 anos de kirchnerismo, a alta inflação e os gastos do setor público continuam como algumas das maiores preocupações para os argentinos.   

- Maioria aprova gestão: Uma pesquisa realizada pela consultoria Poliarquía, e publicada pelo jornal "La Nación", mostra que 69% dos argentinos aprovam a gestão de Mauricio Macri e que praticamente a totalidade daqueles que votaram no mandatário o fariam novamente.   

Segundo os dados, 30% daqueles que votaram em seu concorrente, o kirchnerista Daniel Scioli, também trocariam o voto e escolheriam o novo presidente caso as eleições fossem hoje.   

O levantamento perguntou qual era a maior preocupação da população, ao que 51% apontaram a situação econômica, especialmente o desemprego e a inflação, como o principal problema da Argentina. Já a insegurança e a corrupção apareceram na sequência, com 20% e 3% das opiniões, respectivamente.   

De acordo com a Poliarquía, a pesquisa foi realizada por telefone com 983 argentino entre os dias 1º e 8 de março. A margem de erro do estudo é de 3,19% para mais ou para menos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos