Pyongyang lança mais mísseis ao mar, informam sul-coreanos

PEQUIM, 21 MAR (ANSA) - A Coreia do Norte voltou a lançar mísseis no mar do Japão nesta segunda-feira (21), informou o comando do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas de Seul. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, os disparos partiram da cidade de Hamhung às 15h19 (3h19 no horário de Brasília) e percorreram uma distância de cerca de 200 quilômetros.   

Ainda de acordo com a mídia sul-coreana, outros cinco mísseis de curto alcance foram lançados após o primeiro, em uma "provocação" ao Japão e a Coreia do Sul. Esse é a terceira vez em menos de duas semanas que o governo de Pyongyang faz esse tipo de "teste".   

Nos outros disparos, os dois países atingidos e os Estados Unidos denunciaram uma violação das resoluções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e aumentaram as sanções contra o governo de Kim Jong-un.   

Por causa desses testes, a Coreia do Sul está em alerta máximo e teme um ataque nuclear dos vizinhos do norte. A situação na península vem se agravando desde o dia 6 de janeiro deste ano, quando Pyongyang realizou um teste nuclear com uma bomba nuclear de hidrogênio.   

Pouco mais de um mês depois, no dia 7 de fevereiro, Kim Jong-un celebrava o lançamento de um satélite através de um foguete. O ato também gerou reprovação internacional porque, segundo especialistas, foi um "disfarce" para um novo teste nuclear.   

Isso porque o foguete é o mesmo utilizado para carregar ogivas nucleares e fazer ataques com até 12 mil quilômetros de distância. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos