'Não renuncio em hipótese alguma', afirma Dilma

SÃO PAULO, 22 MAR (ANSA) - Ameaçada por um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff atacou nesta terça-feira (22) o que chamou de "golpe" para tentar tirá-la do poder e reiterou que não renunciará ao cargo "em hipótese alguma".   


As declarações foram dadas durante um evento no Palácio do Planalto chamado "Pela Legalidade e em Defesa da Democracia", que reuniu advogados, promotores, professores de direito e defensores públicos contrários ao impeachment.   


Segundo Dilma, há uma "ruptura institucional" sendo formada nos "baixos porões da baixa política" pelos seus adversários. Além disso, ela afirmou que não cometeu crime de responsabilidade e que não há nenhuma justificativa para a sua saída.   


"Já fui vítima da ditadura e lutarei para não ser vítima de novo, em plena democracia", disse a presidente, que foi torturada durante o regime militar. "Não renunciarei jamais.   


Aqueles que pedem a minha renúncia mostram a fragilidade de sua convicção sobre o processo de impeachment. Não renuncio em hipótese alguma", acrescentou.   


Dilma também salientou que está em curso um "golpe contra a democracia", independentemente das armas utilizadas, "um fuzil, uma vingança ou a vontade política de alguns de chegar mais rápido ao poder". Ela ainda encerrou seu discurso com a frase que virou o principal grito de guerra de seus apoiadores: "Não vai ter golpe".   


Além de juristas, também participaram do encontro o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e os ministros Eugênio Aragão (Justiça), Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (Gabinete). O ato organizado pelo Planalto é uma resposta às ações do juiz Sérgio Moro, como a divulgação de grampos envolvendo a mandatária, e ao recente apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao impeachment.   


A comissão da Câmara dos Deputados que avalia o processo contra a presidente já chegou à sua terceira sessão, faltando apenas sete para Dilma apresentar sua defesa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos