Itália prende 5 políticos por ligação com máfia

COSENZA, 23 MAR (ANSA) - Uma ação da Direção Distrital Antimáfia (DDA) de Catanzaro prendeu cinco políticos nesta quarta-feira (23) por associação mafiosa, venda de votos e corrupção ligadas ao clã Lanzino Ruà - que pertence ao grupo mafioso 'Ndrangheta. As detenções ocorreram nas cidades de Rende e de Cosenza.   

Entre os detidos, estão o ex-prefeito de Rende e ex-subsecretário do Trabalho Sandro Principe (Partido Democrático), o também ex-prefeito de Rende Umberto Bernaudo, o ex-conselheiro regional Rosario Mirabelli, o ex-conselheiro provincial Pietro Ruffolo e mais um ex-conselheiro municipal que não teve o nome divulgado.   

As investigações mostraram um "complexo sistema de mais de 10 anos" e uma "ligação" política-mafiosa que beneficiou os políticos e conselheiros de Rende entre os anos de 1999 e 2011. Já em Cosenza, o esquema operou entre os anos de 2009 e 2010, especialmente nas eleições regionais. Em troca, os mafiosos ganhavam cargos públicos ou licitações para gerir serviços locais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos