Lazio e Roma terá medidas de segurança antiterrorismo

ROMA, 01 ABR (ANSA) - O clássico entre Lazio e Roma, que será disputado no próximo domingo (03) no estádio Olímpico, terá um novo esquema de segurança com medidas antiterrorismo. Pela primeira vez, será utilizada a cavalaria da polícia da capital italiana para fazer a segurança e detectores de metais serão instalados nas entradas do estádio.   


"Sempre afirmamos que vivemos em uma condição de ameaça, mas por sorte, não há situações específicas, pontuais ou que nos façam considerar uma situação mais perigosa do que a outra. Porém, a atenção deve estar no máximo", declarou após uma reunião o chefe da província de Roma, Franco Gabrielli nesta sexta-feira (01).   


Além do controle reforçado, a polícia de Roma informou que o sistema de monitoramento de vídeo já existente será ampliado para a partida. Durante o encontro, que reuniu os responsáveis pela segurança da região e da cidade, ficou ainda decidido um novo plano para fechamento de áreas próximas ao estádio em caso de necessidade e "somente pelo tempo necessário para tornar seguro uma eventual presença maciça de pessoas".   


Apesar de não ter nenhuma ameaça direta, a cidade de Roma - bem como o Vaticano - são constantes alvos de ameaças de grupos terroristas, como o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), Frente al-Nusra e o Talibã, em vídeos e mensagens divulgadas pela internet.   


Outro ponto sensível é que grandes partidas de futebol também são alvos jihadistas, por representarem um dos tipos de "lazer" da sociedade acidental. No dia 20 de março, por exemplo, o clássico turco entre Galatasaray e Fenerbahçe foi cancelado após uma "séria ameaça" à segurança. A mídia local informou que o jogo foi suspenso porque o EI tinha um plano "ao estilo de Paris" para realizar no local.   


No dia 13 de novembro do ano passado, um homem-bomba tentou entrar no Stade de France durante o amistoso entre França e Alemanha para realizar um ataque, mas foi impedido por um dos guardas. Ao ser descoberto, o kamikaze ativou os explosivos próximo a uma lanchonete do lado de fora do estádio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos