Menino de 8 anos é mantido por 10 dias em aeroporto

PARIS, 01 ABR (ANSA) - Um menino de apenas oito anos proveniente das ilhas Comores foi mantido durante 10 dias na área de espera do aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, por ter tentado entrar na França com um passaporte falso.   

O garoto chegou ao país europeu no último dia 21 de março, enviado pela mãe para morar com a tia no departamento de Yvelines, vizinho à capital francesa, na esperança de ter uma vida melhor. No entanto, as autoridades só permitiram que ele passasse do controle de passaportes nesta sexta-feira (1º).   

O documento levado pelo menino estava em nome de seu primo, o que o fez ser retido na zona de espera do Charles de Gaulle por 10 dias. Neste período, segundo uma fonte citada pelo jornal "Le Monde", ele foi até colocado em um avião de volta a seu país natal, mas começou a espernear e chorar, levando o comandante da aeronave a se recusar a levá-lo.   

O caso só ganhou uma solução após associações de direitos das crianças terem pressionado as autoridades francesas a aceitarem o garoto. As ilhas Comores ficam na África, entre o continente e Madagascar, e foram território ultramarino da França até a década de 1970. No entanto, até hoje a nação convive com movimentos separatistas e desejosos de retornar ao domínio de Paris. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos