Depois de Milão, Roma recebe exposição sobre a Barbie

Por Patricia Vacalebri ROMA, 4 ABR (ANSA) - A Barbie não é uma boneca qualquer, ela é um ícone que, em 56 anos, conseguiu ultrapassar barreiras culturais, sociais e antropológicas. E por causa de seu imenso sucesso mundial, Barbara Millicent Roberts, como é nome completo da boneca, é sempre temas de exposições, como a "Barbie: The Icon", mostra que acaba de deixar o Museo delle Culture di Milano (Mudec) e que de 15 de abril a 30 de outubro poderá ser vista no Complesso del Vittoriano, em Roma.   


Com curadoria de Massimiliamo Capella, a exposição da capital italiana contará com mais bonecas da série Barbie Fashionista, entre os quais os modelos Curvy (Cheia de Curvas), Tall (Alta) e Petite (Pequena), que abrangem mais tipos de corpos femininos, e do casal real britânico, William e Kate.   


A mostra conta a história de um dos brinquedos mais famosos do mundo, intérprete das transformações estéticas e culturais da sociedade por mais de meio século, estando presente em várias épocas e locais distintos.   


Além disso, desde o dia que foi apresentada no New York International Toy Fair, em 9 de março de 1959, a Barbie já teve 150 profissões, como a de astronauta e embaixadora da Unicef e já vestiu mais de 1 bilhão de modelos de roupas, duas coisas que serão abordadas na exposição.   


O percurso da mostra será montado de uma maneira onde tanto os jovens como os adultos possam aproveitar a experiência. Montada em cinco seções, ela começa em uma sala introdutiva, a "Simplesmente Barbie", onde oito bonecas representam cada década, de 1959 a 2016.   


Depois, números e dados de marketing sobre o brinquedo são abordados. Ainda nessa etapa, a maior delas, são mostradas as influências que grandes marcas e grifes tiveram com a boneca, como Mochino, Versace, Dior, Gucci, Calvin Klein, Prada, Vivienne Westwood, Givenchy e Louboutin.   


Já em relação às demais seções, a segunda é a "I Can Be: Barbie Carrers", que foca nas carreiras que a Barbie já teve e a terceira é a "Barbie Family", que apresenta a família e os amigos da boneca assim como o seu estilo de vida, com as suas roupas, acessórios, carros e casas. E as últimas duas etapas da mostra são a "Dolls of The World", que é dedicada às viagens da Barbie e às bonecas temáticas de diferentes locais do planeta, e a "Barbie Divas", onde é mostrado como as bonecas se identificam com ícones de cada época, das grandes divas do cinema, como Liz Taylor, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, às personalidades da história, como Cleópatra e Madame de Pompadour. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos