Neozelandesa se candidata a secretária-geral da ONU

NOVA YORK, 04 ABR (ANSA) - A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark, atual chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), se candidatou oficialmente à sucessão de Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU. Se eleita, ela será a primeira mulher a exercer a função.   

O anúncio foi feito conjuntamente por Clark e pelo atual chefe de governo neozelandês, John Key, que afirmou que a líder do Pnud ofereceu sua "total dedicação para construir uma Nações Unidas mais forte". "Ela é a melhor candidata", disse o premier.   

Por sua vez, a postulante declarou que o mundo e a ONU estão enfrentando "desafios muito sérios" e que ela tem a "habilidade" para guiar a organização. "Decidi me candidatar porque sou profundamente compromissada com os ideais descritos na Carta das Nações Unidas", declarou a ex-primeira-ministra.   

Governante da Nova Zelândia entre 1999 e 2008, pelo Partido Trabalhista, Clark chefia o Pnud desde 2009 e é considerada uma das favoritas para suceder Ban Ki-moon, que terminará seu mandato no próximo dia 31 de dezembro. Outro nome forte na briga é o de António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal e ex-chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).   

Completam a lista de candidatos Srgjan Kerim, da Macedônia; Vesna Pusic, da Croácia; Igor Luksic, de Montenegro; Irina Bokova, búlgara que é diretora-geral da Unesco; Danilo Turk, da Eslovênia; e Natalia Gherman, da Moldávia.   

A eleição está marcada para o próximo mês de setembro e será feita pela Assembleia Geral, que costuma seguir as recomendações do Conselho de Segurança. As primeiras entrevistas com os postulantes ocorrerão entre os dias 12 e 14 de abril. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos