Cruz e Sanders vencem as primárias de Wisconsin

ROMA, 6 ABR (ANSA) - As prévias no estado norte-americano de Wisconsin, realizadas na última terça-feira, dia 5, registraram a vitória de Ted Cruz e Bernie Sanders, os segundos colocados nas sondagens nos partidos Republicano e Democrata, respectivamente.   

Wisconsin distribui 86 delegados entre os pré-candidatos democratas e 42 entre os republicanos. Cruz chamou a vitória de "ponto de virada", pois dificulta o principal oponente, o magnata Donald Trump, de assegurar o número de delegados necessário para garantir sua nomeação entre os republicanos na convenção nacional em julho.   

Para concorrer à Casa Branca, o pré-candidato precisa ter 1.237, e é cada vez mais forte a hipótese de que nenhum deles alcance esse número, o que faria com que a convenção republicana fosse aberta, ou seja, com os delegados escolhendo na hora quem será seu postulante nas eleições presidenciais.   

Até o momento, Trump conta com 740 delegados, Cruz com 514, Marco Rubio com 171 e John Kasich com 143, além dos nanicos.   

Sanders, por sua vez, se concretiza como um forte oponente para Hillary Clinton. Esta é sua sétima vitória nas últimas oito prévias. Com o resultado, Sanders reduziu a vantagem de Hillary na disputa por delegados: 1.743 a 1.056, segundo a contagem do site "Politico". Para obter a nomeação, o pré-candidato precisa ter 2.383. "Com sua ajuda iremos ganhar aqui em Wyoming no sábado e depois iremos para Nova York. E sei um pouco sobre lá, pois passei os primeiros 18 anos da minha vida no Brooklyn", disse o senador por Vermont. Nova York - O foco dos pré-candidatos agora é o estado de Nova York, que irá realizar primárias republicanas e democratas em 19 de abril.   

Enquanto os eleitores votavam em Wisconsin, Hillary participava de eventos de campanha na cidade de Nova York, onde conta com o apoio do prefeito Bill de Blasio. A ex-secretária de Estado fez carreira como senadora no estado que distribuirá 291 delegados.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos