Cruz ultrapassa Trump pela 1ª vez em pesquisa nacional

NOVA YORK, 06 ABR (ANSA) - Tido como único pré-candidato capaz de superar Donald Trump nas primárias republicanas, o senador pelo Texas Ted Cruz ultrapassou o magnata pela primeira vez em uma pesquisa de âmbito nacional.   

Segundo uma sondagem encomendada pela agência "Reuters", o ultraconservador Cruz tem 39% das intenções de voto, contra 37% do bilionário. Já o governador de Ohio, John Kasich, tem apenas 23%. O senador vem de uma contundente vitória na primária de Wisconsin, onde obteve 48,2% dos votos, enquanto Trump ficou com 35,1%, e Kasich, com 14,1%.   

Com 517 delegados, de acordo com a contagem do jornal "The New York Times", Cruz vem reduzindo a vantagem do magnata, que tem 743, e consolidando o establishment republicano ao seu redor.   

Para disputar a Casa Branca, o pré-candidato precisa de 1.237 delegados.   

Estrela ascendente na política local, apesar de ter a antipatia de parte das lideranças conservadoras, o senador de 45 anos é filho de uma norte-americana com um cubano, mas nasceu no Canadá. Ele é um dos maiores críticos do atual presidente Barack Obama e, em 2013, fez um discurso de mais de 20 horas para tentar obstruir a votação do "Obamacare", a reforma do sistema de saúde promovida pelo mandatário democrata.   

Cruz é um dos que defendem a construção de um muro na fronteira com o México e também é contra o aborto, a legalização da maconha, as restrições ao porte de armas e ao acordo nuclear com o Irã. Por trás de sua campanha está o movimento ultraconservador Tea Party, uma ala importante e radical do Partido Republicano.   

A próxima prévia da legenda será apenas em 19 de abril, em Nova York, onde Trump possui amplo favoritismo. A primária em um dos estados mais populosos do país será uma prova de fogo para o senador texano, que aparece com apenas 17% na última pesquisa de intenção de voto para a primária nova-iorquina. Por sua vez, o magnata tem 52%, mais que o dobro do segundo colocado John Kasich, com 25%. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos