Italiano de 56 anos sequestrado nas Filipinas é libertado

ROMA, 08 ABR (ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália (Farnesina) confirmou que o empresário Rolando Del Torchio, 56 anos, que havia sido sequestrado em outubro de 2015, foi libertado nas Filipinas.   

No momento, o ex-sacerdote italiano está sob custódia das autoridades locais na ilha de Sulu, que fica no sudoeste do país. Del Torchio foi raptado enquanto trabalhava em seu restaurante "Ur Choice Café", em Dipolog City, sul da nação, e seu desaparecimento nunca foi reivindicado.   

Em nota, a Embaixada da Itália em Manila e a Unidade de Crise da Farnesina informaram que estão em contato com os familiares do empresário na Itália e fornecerão "toda a assistência necessária" nas sucessivas fases da liberação.   

O local onde fica o estabelecimento comercial é palco de diversos enfrentamentos entre grupos muçulmanos extremistas, que lutam para conquistar maior autonomia em uma região de predominância católica. Algumas dessas organizações se uniram a grupos criminosos especializados em sequestro de estrangeiros para se manter financeiramente.   

Segundo a mídia local, Del Torchio foi sequestrado pelo grupo de Abu Sayyaf, organização terrorista conhecida por sua estratégia de raptos sob extorsão e que tem como base militar, exatamente, a ilha de Sulu. O italiano chegou às Filipinas como missionário católico do Instituto Pontifício para as Missões Externas em 1988 e trabalhou por anos ao lado dos agricultores e pescadores locais, dedicando-se a criar cooperativas para melhorar suas condições de vida em uma área rica de recursos naturais, porém entre as mais pobres do arquipélago. Por causa desse trabalho, ele sofria constantes ameaças de morte.   

Em 1996, ainda morando no país, ele deixou a Igreja Católica por causa dos escândalos de pedofilia e resolveu abrir um restaurante, que conquistou relativo sucesso. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos