Na última etapa antes de NY, democratas votam em Wyoming

SÃO PAULO, 09 ABR (ANSA) - Na última parada antes da cobiçadíssima Nova York, os eleitores democratas vão às urnas neste sábado (9) para o caucus de Wyoming, o estado menos populoso do país e que distribuirá apenas 18 delegados entre os pré-candidatos Hillary Clinton e Bernie Sanders.   

Para efeito de comparação, Nova York, cuja primária será em 19 de abril, dará 291. Até pelo pouco peso de Wyoming na corrida eleitoral pela Casa Branca, não há pesquisas confiáveis para indicar o favorito no caucus, mas as características da população local, formada por mais de 90% de brancos, tende a favorecer o senador por Vermont, que tem tido dificuldades para emplacar seu discurso "revolucionário" entre negros e latinos.   

Sanders vem de seis vitórias contundentes nas últimas prévias (Idaho, Utah, Alasca, Havaí, Washington e Wisconsin) e tenta manter o bom momento para mostrar que é viável como alternativa a Hillary, que tem o apoio de todo o establishment democrata, apesar de as pesquisas indicarem que o senador se sairia melhor na disputa contra os republicanos.   

Depois de Wyoming, os pré-candidatos terão pela frente o estado de Nova York, terra natal de Sanders, mas onde Hillary fez carreira como senadora. Ela é favorita para vencer a primária local, que pode a aproximar do número mágico de 2.383 delegados necessário para obter a nomeação democrata. Atualmente, a ex-secretária de Estado tem 1.749, contra 1.061 do rival.   

Pelo lado republicano, o caucus de Wyoming foi realizado no último dia 12 de março, com vitória tranquila do ultraconservador Ted Cruz. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos