Premier defende vinho italiano e promete elevar exportações

ROMA E VERONA, 11 ABR (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o país irá aumentar para 50 bilhões de euros o valor de exportação dos produtos agroalimentares e brincou dizendo que o vinho italiano é "melhor que o francês". As afirmações foram feitas durante visita ao 50º Salão Internacional do Vinho e dos Destilados (Vinitaly), que ocorre em Verona, nesta segunda-feira (11).   

"Acredito que os próximos desafios que teremos que enfrentar verão este país tornar-se forte também na questão agroalimentar.   

O nosso objetivo para 2020 é atingir os 50 bilhões de euros nas exportações", disse aos empresários e ao representante do grupo chinês Alibana, Jack Ma, que estava na plateia.   

Em uma lembrança de encontro com o presidente da França, François Hollande, o premier italiano arrancou risos da plateia.   

"O nosso vinho é melhor do que o francês. Quando falei isso para Hollande, ele me respondeu 'mas o nosso é mais caro'. Ok, jogo perdido, ponto para ele. Mas, se nós dermos uma rejuvenescida, a Itália tem todas as condições para superar a França. Porém, não queremos apenas isso, nós queremos fazer melhor. Caros vizinhos franceses: nós estamos chegando", disse o líder do governo.   

Falando diretamente para o empresário chinês, Renzi destacou que "não temos nada contra eles", os franceses, "tirando o fato de que o vinho deles é 'menos bom'". "Mas, se recuperarmos um pedaço do mercado, recolocaremos as coisas em ordem. E também no Alibaba, que 55% dos vinhos [vendidos] são franceses contra 6% do italiano, isso está entalado na garganta", ressaltou.   

O premier ainda comentou a polêmica fala do líder extremista de direita, Matteo Salvini, que chamou o presidente italiano, Sergio Mattarella, de "vendido" por defender que o futuro da Itália está na "superação das fronteiras" e não em seu fechamento.   

Para Renzi, as "polêmicas" ocorridas no dia de ontem (10) "são, no meu ponto de vista, são mesquinhas". "A frase que disse ontem o presidente Mattarella é sacrossanta. O presidente da República representa todos os italianos", ressaltou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos