Além da Itália: Saiba que países também falam italiano

SÃO PAULO, 12 ABR (ANSA) - Procurado pelos brasileiros devido à paixão e musicalidade presente em cada uma de suas palavras e pelo seu rico patrimônio cultural, o italiano, para dizer a verdade, abre poucas portas fora de seu país de origem, a Itália.   


Mas existem algumas nações europeias - ou parte delas - que adotam um dos mais românticos idiomas do mundo como oficial e onde saber falar "buongiorno", "prego", "grazie" e "per favore" é essencial para se comunicar. Allora, confira abaixo uma lista dos lugares onde seu italiano será muito bem-vindo: San Marino - Os pouco mais de 30 mil habitantes deste pequeno enclave situado perto da costa leste da Itália falam italiano como única língua oficial. San Marino tem apenas 61 km² e fica entre as regiões de Marcas e Emilia-Romana, sendo a mais antiga república europeia, proclamada em 1886.   


Suíça - O italiano é idioma oficial e a terceira língua mais falada na Suíça, país que também conversa em francês, alemão e romanche, uma derivação do latim vulgar. Os italianófilos da nação alpina estão concentrados no cantão de Ticino, onde a arquitetura e a gastronomia o fazem se sentir mais na Itália do que na própria Suíça, a não ser pela reconhecida organização dos helvéticos.   


Para se ter ideia, sua cidade mais importante e conhecida, Lugano, um balneário situado às margens do lago homônimo, está a apenas uma hora de trem de Milão e a poucos minutos de distância da fronteira italiana. Na Suíça, também é possível falar o idioma no cantão de Grisões, principalmente nas áreas de divisa com a Itália.   


Croácia - O italiano é idioma oficial na Ístria, região localizada na península homônima e apelidada de "Toscana da Croácia" por causa de suas cidades muradas e pelas plantações de uvas e oliveiras que caracterizam sua paisagem. Um de seus municípios, Pula, tem até uma arena semelhante ao Coliseu de Roma - que, é verdade, não fica na Toscana.   


Herança do Império Romano, o monumento foi concluído no ano 68 d.C. e até hoje abriga espetáculos teatrais e shows. Outra cidade, Rovinj (Rovigno em italiano), remete a Veneza quando vista de longe, embora não tenha os famosos canais de sua "irmã" italiana - as duas estão separadas por menos de quatro horas de ferry boat.   


Eslovênia - Vizinha da Croácia, a Eslovênia também tem algumas cidades onde o italiano é idioma oficial: Ankaran (Ancarano), Koper (Capodistria), Izola (Isola d'Istria) e Piran (Pirano).   


Todas ficam na costa do mar Adriático e estão a poucos minutos de Trieste, 15º município mais populoso da Itália e capital da região de Friuli-Veneza Giulia.   


Vaticano - Não poderia faltar nesta lista o menor país do mundo, o Vaticano, casa do papa Francisco e coração da Igreja Católica.   


Assim como o latim, o italiano é idioma oficial neste enclave situado dentro de Roma. Em seus pronunciamentos na praça São Pedro, o Pontífice costuma usar apenas o italiano, língua essencial para alguém que sonhe em ascender ao trono de Pedro.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos