Dario Fo lamenta morte de líder da oposição na Itália

ROMA, 13 ABR (ANSA) - O funeral do empresário e cofundador do partido de oposição Movimento Cinco Estrelas (M5S), Gianroberto Casaleggio, reúne no Instituto Auxológico de Milão amigos, colegas políticos e intelectuais. Feito de maneira reservada e não pública, o velório terá ainda a presença do escritor italiano Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura de 1997.   

Apesar de "não saber ainda" o que vai falar, o escritor já prometeu uma mensagem de despedida a quem considera revolucionário, segundo texto que enviou para o blog da sigla opositora. Para ele, não é possível "traçar uma comparação" entre Casaleggio e o atual primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, porque entre os dois "há um abismo, uma grande diferença na questão moral, civil e de cultura".   

Dario Fo elogiou a postura do M5S e aproveitou para criticar o Partido Democrático (PD), do premier Renzi, que comanda a Itália. "Há um grupo que se nega em obter o dinheiro público e um outro que arranca tudo para ter dinheiro, não importante de quem".   

No funeral, também já estiveram presentes o outro fundador do M5S, o humorista Beppe Grillo, o vice-presidente da sigla na Câmara dos Deputados, Luigi di Maio, e o deputado Roberto Fico.   

Casaleggio faleceu nesta terça-feira (12) no Instituto Auxológico após travar uma batalha contra uma grave doença no cérebro. Segundo a equipe médica, ele faleceu por causa de um derrame após cerca de uma semana de internação no local.   

Apesar de suas aparições públicas serem raras e discretas, o empresário era considerado "a mente" por trás do M5S, fundado por ele e por Grillo em 2009. O enterro de Casaleggio será realizado nesta quinta-feira (14), em Milão. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos