Policiais entram em confronto com refugiados em Idomeni

IDOMENI, 13 ABR (ANSA) - Policiais entraram em confronto com mais de 100 imigrantes instalados em Idomeni, na Grécia, que tentavam atravessar a fronteira com a Macedônia para chegar a países mais ricos da Europa.   

Policiais macedônios lançaram bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e dispararam balas de borracha para tentar dispersar o grupo. Até o momento, nenhum caso de feridos foi reportado após o episódio de violência.   

Cerca de 11 mil pessoas estão vivendo no campo informal de refugiados desde que a Macedônia fechou suas fronteiras para os imigrantes semanas atrás.   

Os residentes do campo, em sua maioria sírios, iraquianos e afegãos, ignoraram os repetidos pedidos das autoridades gregas para se mudarem para campos organizados e têm tentado atravessar a fronteira em diversas oportunidades.   

A fronteira entre Grécia e Macedônia está bloqueada desde o início de março, em uma medida que encerrou a chamada "rota balcânica" dos refugiados que saem do Oriente Médio e passam por Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Hungria, Croácia e Eslovênia. Seu objetivo é chegar à parte mais rica da União Europeia (UE), especialmente Alemanha e Áustria. O fim dessa rota é resultado do acordo entre Bruxelas e Ancara para enfrentar a pior crise migratória desde a II Guerra Mundial. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos