Conheça o 'Cretan Way', belíssimo trajeto pela ilha de Creta

ROMA, 13 ABR (ANSA) - Bem no coração do Mediterrâneo, nasce uma nova rota que se junta aos grandes "Caminhos Europeus". Trata-se da "Cretan Way", um percurso de cerca de 500 quilômetros na ilha grega de Creta que, por cinco anos, esteve sendo elaborado e melhorado por voluntários de todo o mundo junto a Compagnia dei Cammini, associação de turismo responsável que trabalha com esse projetos há tempos. O "Cretan Way" surgiu da rota E4, de cerca de 10 mil quilômetros, que atravessa a Europa de leste a oeste, da Espanha até Chipre, passando por Creta, cuja parte do caminho estava abandonada.   


Por isso, a Compagnia dei Cammini, que já propunha revitalizar esse trajeto há alguns anos com o apoio de seu coordenador, Luca Gianotti, decidiu reviver o antigo caminho com ajuda de voluntários.   


O trabalho, que teve início em 2010, deu origem a um percurso sinalizado, com sinais de GPS e até com informações sobre lugares onde é possível passar a noite. E todos esses dados estão reunidos no livro "The Cretan Way", escrito pelo próprio Gianotti, que acaba de ser loançado e que é indispensável para quem pretende realizar o trajeto na Grécia.   


"Estive em Creta 29 vezes em viagens itinerantes com apenas a minha mochila e, depois de ter percebido que não se podia passar por um dos caminhos mais belos do mundo, decidi tentar fazê-lo mais acessível", afirmou o coordenador da Compagnia dei Cammini.   


"Pela sua beleza, o [trajeto] pode realmente se tornar um dos percursos mais amados da Europa, junto ao GR20 em Córsega, o Caminho de Santiago de Compostela e a Via Francigena. Procurei ter certeza de que o caminho se tornasse acessível para todos, oferecendo sinal GPS e uma descrição detalhada do percurso, que eu aconselho seguir com atenção".   


Como muitos trajetos, o "Cretan Way" parte do leste, no caso da belíssima praia de Kato Zakros, e vai para o oeste, aqui no monastério de Chrisokalitisa, perto do mar. Para completá-lo, são necessários em média 29 dias de caminhada percorrendo-se cerca de 30 quilômetros por dia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos