Francisco lembra Bento XVI em seu aniversário de 89 anos

CIDADE DO VATICANO, 16 ABR (ANSA) - O papa Francisco pediu orações para seu antecessor, o papa emérito Bento XVI, neste sábado, dia 16, quando ele completa 89 anos.   

"Hoje é o aniversário de Bento XVI: rezemos por ele e agradeçamos a Deus por tê-lo doado à Igreja e ao mundo", disse Francisco nas redes sociais.   

Em mensagem da Santa Sé antes da visita oficial realizada hoje a Lesbos, o Papa enviou "seus melhores desejos e mais cordiais saudações" para Bento XVI em seu aniversário.   

Eleito Pontífice em 19 de abril de 2005, o alemão Joseph Ratzinger decidiu abandonar a liderança da Igreja Católica por motivos pessoais. Ele alegou sentir cansaço e falta de saúde para cumprir com os compromissos que o cargo lhe impunha. Atualmente, Ratzinger detém o título de papa emérito Bento XVI e vive no Convento Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano. O último Pontífice que tinha renunciado ao cargo foi Gregório XII, em 1415.   

Recentemente, o prefeito da Casa Pontifícia e Secretário de Bento XVI, Dom Georg Gänswein, disse que ele está se apagando "como uma vela" como acontece com as pessoas idosas.   

"Devido à sua idade avançada, Bento XVI caminha lentamente com um andador. Mantém em dia suas numerosas correspondências, mas não escreve mais livros, ele se limita a ditar cartas à sua secretária. Enfim, leva uma vida de monge, como ele deseja, mas não está isolado: reza, lê, ouve música, recebe visitas, toca o piano", acrescentou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos