Morre Fulvio Roiter, o 'fotógrafo de Veneza'

VENEZA, 19 ABR (ANSA) - Morreu aos 89 anos Fulvio Roiter, um dos maiores fotógrafos da história da Itália e autor de algumas das mais belas imagens da fotogênica Veneza. Ele estava doente havia meses e faleceu "serenamente" na noite da última segunda-feira (18), de acordo com sua esposa, Louise Embo.   


Roiter foi o primeiro fotógrafo italiano a conquistar fama internacional e dizia que seu trabalho era "70% casualidade, assim como a própria vida". Durante 25 anos, sua estética foi a do preto e branco, por meio da qual produziu obras-primas. As cores só apareceram na década de 1970, mas foram usadas com igual maestria. O que não mudou ao longo do tempo foi sua preferência pelas máquinas analógicas, embora apreciasse a praticidade das digitais.   


"A fotografia é a linguagem do nosso tempo. Não poderia existir um evento sem a imagem. E nós fotógrafos somos os intérpretes, os narradores especiais dotados daquela sensibilidade que nos permite, com apenas uma imagem, imortalizar a essência do fato.   


Eu fotografo para emocionar, para transmitir tudo aquilo que tenho dentro", disse certa vez.   


Durante sua carreira, publicou quase uma centena de livros fotográficos, alguns com tiragens elevadíssimas, o que lhe valeu o apelido de "industrial da imagem", mas sem o caráter negativo que tal termo pode ter se associado a um artista. Roiter era o "fotógrafo de Veneza" e das máscaras de Carnaval, imortalizando como nenhum outro uma das cidades mais belas do mundo.   


O italiano também produziu reportagens na Sicília, na Andaluzia (Espanha), na África Equatorial e na Amazônia (Brasil), onde permaneceu nove meses em sua primeira visita - durante sua vida, ele voltaria à floresta em diversas ocasiões. Seu enterro está marcado para a próxima sexta-feira (22), em Veneza. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos