Nova York realiza primárias democratas e republicanas hoje

WASHINGTON, 19 ABR (ANSA) - A corrida eleitoral norte-americana entra em uma etapa decisiva hoje, dia 19, com as primárias em Nova York. Pré-candidatos republicanos e democratas tentam levar a melhor no estado que elege um grande número de delegados.   

O magnata republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton querem confirmar sua preferência; seus partidos disputam 95 e 291 delegados, respectivamente. Nascido em Nova York, Trump quer confirmar seu favoritismo no estado, ajudando a assegurar o número de delegados necessário para garantir sua nomeação entre os republicanos na convenção nacional em julho. Para concorrer à Casa Branca, o pré-candidato republicano precisa ter 1.237 votos, e é cada vez mais forte a hipótese de que nenhum deles alcance esse número, o que faria com que a convenção republicana fosse aberta, ou seja, com os delegados escolhendo na hora quem será seu postulante nas eleições presidenciais. Até o momento, Trump tem 744, seguido por Ted Cruz, com 559. Hillary, que já votou nesta manhã na companhia do marido, o ex-presidente Bill Clinton, está confiante, após ter sido eleita senadora pelo estado no passado.   

Seu rival, Bernie Sanders, que está cada vez mais próximo no número de delegados com as vitórias recentes, também acredita que pode vencer. Nascido no Brooklyn, ele tem em Nova York um de seus maiores redutos eleitorais.   

Até o momento, Hillary tem 1.758 delegados e Sanders 1.076, para vencer a nomeação, são precisos 2.383 representantes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos