Raúl Castro é reeleito líder do Partido Comunista de Cuba

HAVANA, 19 ABR (ANSA) - O presidente cubano, Raúl Castro, foi reeleito hoje, dia 19, como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) durante o VII Congresso da legenda.   

O companheiro de Raúl e Fidel desde os tempos de guerrilha, José Ramón Machado Ventura, foi reiterado como o vice dentro do PCC.   

A cúpula, que estabelece as direções do partido para os próximos anos, legitimou as mudanças econômicas em curso na ilha desde 2008 e a continuidade do desgelo com os Estados Unidos.   

Era esperado que fosse eleito o sucessor de Raúl, que reiterou na abertura do evento que deixaria o Poder em 2018, quando se encerra seu mandato. No último congresso, realizado em 2011, foram aprovadas as reformas econômicas estabelecidas pelo presidente Raúl Castro com o objetivo de "atualizar o socialismo" na ilha e o legitimou como substituto de Fidel no poder. Fidel - O ex-presidente cubano Fidel Castro participou da reunião de encerramento do evento, que teve início no sábado em Havana.   

Nos meios de imprensa cubanos foi publicada uma imagem que o mostra sendo aplaudido durante a sessão.   

Fidel, que completa 90 anos em agosto, se afastou da política em 2006 por motivos de saúde e raramente faz aparições públicas. Fidel foi escolhido para participar do Congresso como delegado, com poder de voto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos