Animais morrem por vazamento de petróleo em Gênova

GÊNOVA, 20 ABR (ANSA) - As consequências do enorme vazamento de petróleo na cidade de Gênova no último domingo (17) já começam a aparecer. Diversos peixes morreram com o desastre, e as aves que vivem aos arredores dos rios Polcevera e Fegino se encontram em estado de risco.   

Dezenas de patos, garças e gansos foram resgatados com graves sintomas de intoxicação pela água poluída. Foi necessário usar produtos neutros para remover o óleo das penas das aves. "É só cruzar os dedos e esperar que o nível de contaminação não seja fatal", afirmou o vice-presidente da Entidade Nacional para a Proteção dos Animais (Enpa), Massimo Pigoni.   

Na última terça-feira (19), a italiana Daniela Filipi salvou 27 patos selvagens que estavam completamente cobertos de petróleo bruto. "13 deles estão bem agora, mas os outros se encontram em estado grave por terem sido expostos à substância", conta.   

Um pato-real coberto de óleo foi resgatado pelo guarda florestal Gian Luigi Termanini no porto de Gênova, onde também foram encontradas diversas espécies de peixes marinhos mortos, confirmando que o petróleo já alcançou o mar. Moradores da região já haviam relatado casos de rãs mortas nas margens dos rios.   

Segundo a empresa responsável pelo desastre ambiental, a Iplom, houve a ruptura de uma tubulação enterrada do oleoduto que vai do terminal petrolífero do porto de Gênova até a refinaria de Busalla.   

O vento forte está empurrando o óleo cada vez mais rapidamente dos rios para o mar, por isso as autoridades locais tentam acelerar o processo de limpeza. O ministro do Meio Ambiente da Itália, Gianluca Galletti, está acompanhando o caso de perto.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos