Roma comemora aniversário de 2769 anos nesta quinta-feira

ROMA, 20 ABR (ANSA) - Nesta quinta-feira, dia 21, começará o "Natale di Roma", celebração laica ligada à fundação da capital italiana que, neste ano, completa 2769 anos. A cidade teria sido fundada em 21 de abril de 753 a.C por Rômulo, que até hoje é um dos maiores símbolos de Roma.   


De acordo com a mitologia romana, Amúlio, o irmão do rei de Alba Longa, Nurmitor, conseguiu dar um golpe de Estado, fazendo seu parente prisioneiro e a filha deste, Réia Silva, casta para que o antigo regente não tivesse uma linha de descendência.   


Nesse momento, Marte engravida Réia e esta dá á luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Sabendo da existência dos bebês, Amúlio pede para que um empregado os mate, mas este, com pena, joga os dois no rio Tibre e espera que as crianças nunca mais voltem.   


No entanto, elas são resgatas por uma loba, que cuida dos bebês até que um casal de pastores os encontra. Tempos depois, Remo se envolve em uma briga com alguns vizinhos e acaba sendo preso.   


Quando Rômulo salva o irmão, descobre sobre a sua história e sua origem, consegue matar Amúlio e salvar Numitor.   


Como agradecimento, o avô dos jovens permite que os dois fundem uma cidade às margens do Tibre. Depois de conflitos sobre quem governaria o novo reino, Rômulo acaba matando seu irmão e criando Roma.   


Comemorações - Para comemorar a origem fantástica da cidade e o seu aniversário, alguns museus terão entrada gratuita e o Foro Romano ficará iluminado durante a noite.   


Além disso, o calendário de eventos, que vai até este domingo (24), ainda contará com atrações no Circo Massimo e no Campidoglio, como palestras e simulações de espetáculos, batalhas e feiras da época da fundação da capital. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos