Em carta, UE elogia Itália por iniciativa sobre imigrantes

ROMA, 21 ABR (ANSA) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, enviou uma carta ao primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, elogiando a proposta apresentada pela Itália para tentar resolver a crise imigratória que atinge a União Europeia.   

"Querido primeiro-ministro, caro Matteo. Acolho com grande gosto a sua iniciativa que confirma a exigência de uma abordagem europeia ao tema europeu das imigrações, a mesma que venho apoiando desde o início do meu mandato", escreveu o representante.   

Para Juncker, as medidas propostas no "Migration Compact" da Itália já devem ser trabalhadas com os líderes dos outros 27 Estados-membros do bloco. "Assim como você, estou convicto de que só uma forte abordagem europeia na atual crise dos refugiados, que inclua políticas internas e externas da UE, nos ajudará a gerir a os fluxos migratórios ordenavelmente", ressaltou.   

Em resposta, o premier italiano agradeceu a "sensibilidade" de Juncker expressada no documento e que ficou "contente com o acolhimento que o documento italiano" teve entre os líderes do bloco.   

O "Migration Compact" afirma que será preciso uma maior atuação nos países de onde os imigrantes partem no mesmo esquema do acordo assinado com a Turquia. Haveria uma doação de dinheiro para essas nações. Outra proposta seria a criação de um Fundo Europeu para investir nesses países, com a construção de obras "socialmente úteis". Além disso, seriam criados papeis em Bolsas de Valores para ajudar as nações e ainda criar programas para gerir esses fluxos financeiros. Na questão dos imigrantes "econômicos", aquele que não são perseguidos ou sofrem com a violência de um governo, por exemplo, a proposta seria regularizar a situação de pessoas que sabem falar o idioma local e tem formação acadêmica. O documento ainda apresenta um capítulo pedindo para que a UE lute pela estabilidade política da Líbia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos