Em Londres, Obama defende permanência do Reino Unido na UE

LONDRES E ROMA, 22 ABR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira (22) que o Reino Unido deve permanecer na União Europeia e evitar o chamado "Brexit", que será votado em referendo ainda neste ano.   

"O mercado único acrescenta prosperidade à Grã-Bretanha e a União Europeia amplifica os valores britânicos. Os Estados Unidos querem que a influência do Reino Unido cresça na UE. As nações mais fortes no século 21 não são aquelas que ficam sozinhas, mas são aquelas que trabalham juntas", ressaltou durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron.   

Obama destacou que o premier é um "bom amigo" e que as relações diplomáticas entre as duas nações são muito fortes."Não estou aqui para manipular votos e eu não voto também. Estou apenas dando a minha opinião. Na democracia, não devemos ter medo das opiniões", disse ainda o mandatário ao ser questionado sobre as críticas dos pró-Brexit as suas falas.   

Em sua defesa, Cameron também destacou a amizade entre os dois e que é "sempre bom ouvir a opinião de um amigo" e que as relações entre os países "nunca foram tão importantes". O líder inglês ainda lembrou que já deu declarações sobre o processo eleitoral nos EUA e que nem por isso quis defender um ou outro candidato.   

Porém, apesar da "amizade", Obama disse que caso os britânicos optem pela saída da UE, uma acordo econômico-financeiro entre as duas nações "não acontecerá de maneira rápida", porque as relações precisarão ser retomadas, praticamente, do zero.   

Sobre a atual situação da União Europeia, o norte-americano falou que o bloco econômico "não está em crise", mas sim "sob pressão" tanto pelas questões que atingem a economia, com uma divisão entre norte e sul, e com a emergência na gestão da imigração.   

Pedindo uma melhoria nas discussões sobre a segurança em comum da Europa, Obama voltou a afirmar que o terrorismo do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) será derrotado.   

Mais cedo, em uma entrevista publicada pelo jornal "Daily Telegraph", Obama já havia afirmado que o Reino Unido dentro da União Europeia é "mais eficaz" contra o terrorismo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos