Topo

Merkel é recebida calorosamente em campo turco de refugiados

23/04/2016 13h48

ROMA, 23 ABR (ANSA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, foi recebida calorosamente por um grupo de crianças no campo de refugiados de Gaziantep, na Turquia, neste sábado (23). Os meninos e meninas sírios, vestidos com roupas típicas, entregaram flores à representante.   

A visita da líder alemã tem como objetivo verificar como está sendo executado o pacto sobre os imigrantes assinado com os turcos no mês passado. Ao lado de Merkel, estão o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, além do primeiro-ministro de Ancara, Ahmet Davutoglu.   

O grupo seguirá de Gaziantep e seguirá para a inauguração de um centro de apoio e acolhimento às crianças refugiadas, que foi construído com recursos financeiros da União Europeia. O acordo assinado entre europeus e turcos estabelece que todos os solicitantes de refúgio que desembarcarem em solo grego sem documentos sejam devolvidos à Turquia. Em contrapartida, para cada clandestino que Ancara receber de volta, ela mandará um regularizado para ser alocado na União Europeia. Além disso, Bruxelas prometeu acelerar o desembolso de uma ajuda financeira de 3 bilhões de euros para o governo turco e eliminar a exigência de vistos para cidadãos do país entrarem no bloco. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.