Topo

Extrema-direita vence eleições na Áustria, apontam projeções

24/04/2016 13h32

VIENA, 24 ABR (ANSA) - O candidato do Partido da Liberdade (FPOE), Norbert Hofer, foi o grande vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais da Áustria neste domingo (24), apontam projeções dos institutos eleitorais. Hofer é conhecido por sua postura anti-imigração, sendo um dos expoentes da extrema-direita no país.   

Segundo os cálculos de momento, o candidato do FPOE obteve 36,7% dos votos contra 19,7% de Alexander van der Bellen (Os Verdes) sendo que em terceiro aparece a candidata independente Irmgard Griss, com 18,8%.   

Nenhum dos três tem apoio dos tradicionais partidos que se revezam no poder na Áustria há décadas. O representante do Partido Social-Democrata, Rudolf Handstorfer, amargou a quarta colocação, com 11,2%, assim como o escolhido pelo Partido Popular Austríaco, Andreas Khol.   

Se a projeção se confirmar, o país terá um segundo turno no dia 22 de maio entre Hofer e Van der Bellen.   

Assim como ocorreu na Alemanha recentemente, o resultado na Áustria mostra a rejeição da população às políticas adotadas pelo governo na questão imigratória. No ápice da crise, na metade do ano passado, o governo de Viena apresentava uma política "de portas abertas" aos estrangeiros. Porém, vendo a popularidade cair, diversas medidas restritivas foram sendo tomadas desde então, como a construção de muros nas fronteiras com a Itália e a Hungria.   

Áustria e Alemanha são os países europeus que mais receberam pedidos de asilo de estrangeiros em 2015. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.