Topo

Maior esportista da história da Itália anuncia aposentadoria

25/04/2016 20h31

ROMA, 25 ABR (ANSA) - O esporte italiano ficará mais pobre a partir desta terça-feira (26): a esgrimista Valentina Vezzali, de 42 anos e considerada a esportista mais vitoriosa da história do país, anunciou sua aposentadoria nesta segunda.   


Em entrevista ao site "Sportface", ela contou que a disputa por equipes do Mundial de Esgrima, que acontece no Rio de Janeiro, será a última de sua carreira. "Na esgrima, é fundamental uma boa escolha de tempo. Há um tempo para tudo, e acredito que chegou a hora de abandonar a máscara, pendurar o florete e iniciar um novo começo", disse.   


Em sua longa carreira, Vezzali conquistou seis medalhas de ouro em Olimpíadas - uma em Atlanta (1996), duas em Sydney (2000), uma em Atenas (2004), uma em Pequim (2008) e uma em Londres (2012) -, uma de prata (Atlanta) e duas de bronze (Pequim e Londres). Além disso, tem 25 medalhas em mundiais (16 de ouro, cinco de prata e quatro de bronze). Esses números dão a ela o título de maior esportista mulher da história da Itália.   


"A esgrima foi a minha vida, o florete me acompanha desde quando tinha seis anos. Juntos compartilhamos emoções, decepções, medalhas, infortúnios, lágrimas de alegria e raiva", afirmou a esgrimista. Além de defender seu país com a espada na mão, Vezzali também é superintendente da Polícia de Estado da Itália e deputada pelo partido de centro Escolha Cívica (SC).   


Ela até tentou participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas acabou não obtendo os resultados necessários. Ainda assim, nesta terça-feira, quando der seu último golpe, não terá motivos para lamentar. "De uma coisa estou certa: a esgrima me ensinou a não desistir nunca. Formou o meu DNA, e depois de cada fim sempre há um início. Eu não vejo o ocaso, mas sim o amanhecer de novos desafios para enfrentar e vencer", completou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.