Cinco estados dos EUA realizam primárias nesta terça-feira

ROMA, 26 ABR (ANSA) - Os estados de Connecticut, Delaware, Maryland, Pensilvânia e Rhode Island realizam nesta terça-feira (26) as primárias republicanas e democratas - que devem dar ainda mais folga para os líderes das corridas Donald Trump e Hillary Clinton.   

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado leva ampla vantagem em quatro locais de votação - com exceção de Rhode Island -, de acordo com as pesquisas. Lá, é possível que seu rival, o senador de Vermont, Bernie Sanders, consiga um bom resultado. A vantagem de Clinton se explica pelos quatro locais terem uma grande base de votantes negros e mulheres - no qual a democrata tem amplo domínio.   

Pelo lado republicano, Trump não deve ter dificuldades para vencer nos cinco estados - mesmo com a aliança política de Ted Cruz e John Kasich para tirar votos do magnata.   

- Números: Até o momento, Clinton tem 1.944 delegados ao seu lado contra 1.192 de Sanders. São necessários 2.383 representantes para a nomeação.   

Nos cinco estados em disputa nesta terça-feira há 70 delegados em Connecticut, 31 em Delaware, 118 em Maryland, 210 na Pensilvânia e 33 em Rhode Island, totalizando 462. Os democratas adotam o sistema proporcional nas primárias, portanto, uma grande vitória de Clinton pode, praticamente, garantir sua indicação do partido.   

Já entre os republicanos, Trump possui 845 delegados, Cruz outros 559, Marco Rubio tem 171 e John Kasich tem 148. É preciso ter 1.237 delegados para a nomeação.   

Na disputa de hoje, há 28 delegados em Connecticut, 16 em Delaware, 38 em Maryland, 71 na Pensilvânia e 19 em Rhode Island, totalizando 172. Com exceção de Rhode Island e Pensilvânia, os outros três estados usam o "Winner-take-all" (Vencedor leva tudo, em tradução livre). Em Rhode Island, o sistema é proporcional à quantidade de votos e a Pensilvânia usa um cálculo que mistura os dois sistemas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos