Cruz anuncia ex-CEO da HP como companheira de chapa

WASHINGTON, 27 ABR (ANSA) - Ainda em busca de reverter a ampla vantagem de Donald Trump nas prévias republicanas para a Presidência dos Estados Unidos, o pré-candidato Ted Cruz anunciou nesta quarta-feira (27) que a ex-CEO da Hewlett Packard Carly Fiorina será sua companheira de chapa.   

"É uma pessoa em quem confio, uma pessoa em quem a América pode confiar", disse o senador pelo Texas. Fiorina também havia se candidatado à Casa Branca, mas interrompeu sua campanha no último dia 10 de fevereiro, após resultados decepcionantes nas prévias de Iowa e New Hampshire.   

Se Cruz for eleito, a ex-CEO da HP será a primeira vice-presidente mulher da história dos EUA, mas as chances de isso acontecer são cada vez menores. Trump venceu as cinco prévias da última terça-feira (26) e chegou a 954 delegados, segundo a contagem do jornal "The New York Times".   

O senador texano tem apenas 562, sendo que são necessários 1.237 para obter a nomeação republicana. Ou seja, o magnata precisa de mais 283, e ainda há 502 em disputa. A próxima etapa da corrida eleitoral será na próxima terça-feira (3), em Indiana, estado considerado crucial para Cruz e onde as pesquisas dão uma estreita vantagem para Trump.   

Estrela ascendente na política local, apesar de ter a antipatia de parte das lideranças conservadoras, o senador de 45 anos é filho de uma norte-americana com um cubano, mas nasceu no Canadá. Ele é um dos maiores críticos do presidente Barack Obama e, em 2013, fez um discurso de mais de 20 horas para tentar obstruir a votação do "Obamacare", a reforma do sistema de saúde promovida pelo democrata.   

Cruz é um dos que defendem a construção de um muro na fronteira com o México e também é contra o aborto, a legalização da maconha, as restrições ao porte de armas e ao acordo nuclear com o Irã. Por trás de sua campanha está o movimento ultraconservador Tea Party, uma ala importante e radical do Partido Republicano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos